sexta-feira, 4 de maio de 2012

Qual nosso regime?

Depois de muito tempo sem brincar com joguinhos virtuais, me lembrei do Civilization, baita jogo que já tem 5 versões. Porém, confesso, eu adoro a primeira versão, mesmo. Aquela lá do SNES. Sim, hoje, no alto dos meus 29 anos, eu perco tempo com um joguinho bobo de Super Nintendo. Vai entender...

Civilization é, basicamente, um jogo onde você comanda uma civilização para que ela prospere, em vários sentidos. Quase como um precursor do Age of Empires. Só que eu acho muito mais legal, porque você se preocupa com o macro, não com o micro. Não há bonequinhos, no primeiro Civilization, para ficar manipulando. No máximo, você cria unidades de guerra ou trabalho. Sua utilização, entretanto, é mais estratégica do que propriamente de ação.

Enfim, é um jogo onde te força a pensar estrategicamente. E, como toda boa estratégia, há vários conceitos envolvidos, que você deve dominar, para traçar os melhores rumos de ação.
Uma das coisas que Civilization te força a saber é sobre as formas de governo.

Desliguei o jogo e fui dormir com isso na cabeça.

Na quarta, pela manhã, estava passando pelo Pica Pau Lanches e, mais uma vez, quase fui atropelado no estacionamento. Sim, os motoristas utilizam o estacionamento vazio, nesse horário da manhã, para furar o semáforo. Desta vez, foi um motoqueiro. Como ele passou a centímetros de mim, soltei um "barbeiro de merda", praticamente no ouvido dele. Lógico que ele parou. Lógico que ele se achou dentro do direito dele. Lógico que ele queria briga. Dei as costas. Segui meu rumo. Esse pobre diabo que reflita no que estava fazendo.

Eu refleti. Pensei muito sobre isso tudo.

Minha conclusão? Estamos em uma Anarquia Despótica.

Basicamente, elegemos nossos déspotas, a quem vamos sustentar com pesados impostos, sem que eles nos revertam qualquer serviço.
Em contrapartida, no dia-a-dia, temos uma anarquia instaurada. Se há alguma lei "que pega", "que funciona", no Brasil, é a do "cuida do teu, que eu cuido do meu". Bem, na verdade é mais como "cuida do teu e não se mete no meu", mesmo.

Sim, a base da democracia é uma pessoa fiscalizar a outra para que, assim, todos respeitemos as leis. O problema é que, se alguém quebra o pactos social, a Democracia desmorona. Porque uma pessoa pode fazer algo, e outra não? Porque a lei vale para um, mas não vale para o outro?

Quando o pacto social é quebrado, a Democracia rui. E todo Estado têm que ter um regime. Se não estamos em uma Democracia, estamos vivendo o que, exatamente?
Ditadura não é. Aliás, antes fosse. Pelo menos teríamos alguma ordem, mesmo que mal instituída e executada. Mas, no Brasil, o simples fato de falar "Ditadura", sem criticá-la, já é crime. Então ela não serve.
Comunismo ou Socialismo, também não é. Apesar do Governo de Esquerda insistir em programas populistas, tirando de quem produz para entregar para o povo ocioso, mal preparado e procriadores profissionais, nós não estamos em um Comunismo. Ainda temos capacidade de escolher, dentre as mesmas opções que sempre nos são dadas. Aliás, a única coisa que não podemos escolher é pagar menos impostos ou receber serviços públicos decentes.

Se há algo que aparenta reger nosso dia-a-dia, é um Despotismo político, onde algumas famílias se perpetuam no poder através do voto a cabresto. Esses políticos-reis profissionais já estão tão distantes do dia-a-dia que a unica coisa que lhes resta é promover um infindável "Game of Thrones", visando enriquecer ainda mais. Claro que, no processo, blasfemam o santo nome "povo" pelos cotovelos, para parecer que estão fazendo alguma coisa por todos.
Mas como, na prática, o povo é relegado à própria sorte, temos, mesmo, uma anarquia instaurada. Onde "quem pode mais, chora menos".

E o pior é que confundimos isso com "liberdade" e "igualdade". Achamos que esse "salve-se quem puder" é "ordem" e nos trará algum "progresso".

Simplesmente não adianta termos os melhores indicadores econômicos do mundo, se nós, população brasileira, não nos tornarmos mais educados. Seremos uma nação de pessoas com muito dinheiro no bolso, mas sem capacidade de conviver com os nossos vizinhos.

Olhe para si. Olhe para o seu lado. Deixe que os outros cuidem dos seus hábitos e cuide dos hábitos dos outros. Passe a dar importância para a sua sociedade. Passe a agir corretamente, dentro das leis instituídas. Não concorda com elas? Lute para alterá-las.

Só não permaneça nessa Anarquia Despótica, por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário