sábado, 12 de maio de 2012

Fases

Hora de falar um pouquinho do coração. Porque ele esconde coisas muito legais. Dicas importantes para que qualquer pessoa possa se relacionar com os demais.

Minha namorada é quase uma década mais nova que eu. E nós dois temos problemas todos os dias, por causa disso.

Problemas bem interessantes, que revelam como funciona o ser humano, de modo geral.

Eu, beirando os 30 anos, já passei pelo que ela está passando. Todos os dias, tenho as minhas novas experiências. Procuro enfrentá-las utilizando-me dos conselhos que os mais velhos passam, coletando o máximo de dados novos a respeito da situação e forçando ao máximo minha inteligência para solucionar os problemas.


Porém, eu demorei para ter essas atitudes. Há quase dez anos atrás, eu era irresponsável e imediatista. Não pensava o futuro imediato e quase nunca conseguia ponderar o melhor sinal. Não sabia que eu podia escolher as lutas nais quais deveria lutar.

E, hoje, vivendo esse relacionamento com uma pessoa que está algumas fases da vida atrás de mim, eu me vejo nas ações e atitudes dela.

Quer dizer... Vejo-me em partes. Ela é mais inteligente que eu. Aprendeu mais cedo a ouvir os outros. A ser focada em seus objetivos.

O fato, aqui, é que eu sei que tenho parte, nisso. Todos os dias, eu penso milhares de vezes antes de falar qualquer coisa com ela. Eu me lembro de como eu pensava, na idade dela. Eu converso com esse Arthur de vinte e poucos anos. Ele me dá as respostas. E, assim, eu consigo encontrar formas de falar com minha namorada. Não sei se acerto em cheio em todas as vezes. Mas eu me esforço para colocar-me no lugar dela. Porque eu já estive lá. Eu tenho o dever de saber falar com ela, nos termos dela.

Complicado, mesmo, seria exigir que ela falasse nos meus termos. Eu sei, temos sempre que incentivar a evolução das pessoas. Mas não podemos exigir que alguém viva e pense à frente de sua fase, na vida. Esse tipo de atitude é reservada aos gênios da humanidade.

É uma tarefa árdua pensar como "paizão", mas lembrar que devo agir sempre como amigo e amante.

Mas isso deve ser só mais uma fase, mesmo. Quanto mais velhos ficamos, menos impactantes são as diferenças de idade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário