domingo, 27 de maio de 2012

Marcha das Vadias!

Para não chamar de hipocrisia, vou dizer que falta é bom senso, mesmo.

Vamos ver se eu entendi direitinho:

As mulheres fazem - historicamente - o papel passivo na conquista. Assim como as flores atraem os polinizadores com açúcares, cores e texturas convidativas, as mulheres se "montam" para atrair o parceiro.
Sim, elas cuidam do corpo. Elas querem estar com "tudo em cima", sempre. Magrinhas, malhadas, siliconadas, cabelos e unhas feitas, esfoliantes, massagens, hidratações, maquiagem, olhos, dentes...
Elas se importam demais com os cheiros. A indústria dos perfumes foi criada para elas.
Elas usam subterfúgios. Os saltos altos femininos foram adotados apenas para acentuar a lordose, nas mulheres. Sim, para ressaltar a bunda. Apenas isso.
Elas capricham nas roupas. Querem mostrar as pernas, mostrar a barriguinha, mostrar as costas, mostrar o decote.
Tudo isso não é para se sentir confortável. Não, nenhuma mulher fica "de bobeira" com um espartilho, por exemplo. Confortável é moleton. Sutiãs especiais, para "levantar" os seios, não são ideais para ficar de bobeira, trabalhar ou sair para se divertir.
Tudo isso não é para "aumentar a auto-estima" ou "para estar bem consigo própria". Não há como imaginar que alguém se sinta melhor consigo mesmo, só porque está mostrando para os outros os seus atributos.

Literalmente as mulheres se objetificam. Em lugar de estudarem, pesquisarem, se tornarem pessoas melhores, ficam se preocupando apenas com o externo. Pena.
Com muita imagem e pouco conteúdo, não percebem que atraem, sim, os homens. É natural isso. Os homens sentem interesse e, consequentemente, investem.

Dois parênteses necessários. Aliás, justamente necessários porque quem criticaria esse texto não tem conteúdo para discernir esses dois pontos:

1 - Existem malucos. Doentes. Homens lunáticos, agressivos e completamente fora de si. Aqueles que fazem as coisas porque alguma voz fala dentro da cabeça deles. Para esses caras, não adiantam manifestações, passeatas e frases de ordem. Adianta só cela acolchoada e camisa de força.

2 - Existem mulheres que abordam os homens. Que passam a cantada e conquistam o homem que lhes interessa. Mas, convenhamos e não sejamos hipócritas, o comportamento mais comum entre as mulheres é esperar que o homem tome a iniciativa, mesmo.

Parentese fechado.

Então vamos lá. A menina está linda e perfeita.

Além do visual impecável, ela está armada com as desculpas mais esfarrapadas que podem existir.
Coisas como o famoso "Eu estou saindo só para dançar..." ou "Não tem nada demais essa roupa para ir trabalhar..."

Então, aqui, tem uma linha tênue. Diria microscópica, quiçá invisível! Uma barreira muito subjetiva entre a dança da sedução e o assédio sexual. Entre uma noite tórrida de amor e um estupro consensual.

Sim, porque, em tese, estes atos começam em um mesmo ponto: o interesse de um homem, por uma mulher. E o que diferencia, na prática, uma cantada, que pode levar a um encontro, que pode levar a um romance, que pode levar a um casamento, filhos e uma vida longa e feliz, de um nojento, vil, desprezível e imoral, assédio sexual?

O que determina se a investida de um homem é "normal" ou "ilegal"?

Bem, isso é algo que eu estive pensando muito, e não encontrei "pontos finais".
Claro, porque é natural do ser humano ter interesse por potenciais parceiros. E, quando o interesse é grande o suficiente, é mais comum, ainda, a abordagem. "Oi, vem sempre aqui?" "How you doing?" "Quer almoçar comigo, hoje?" Sem falar em outras centenas de milhares de frases.

Penso, então, que o problema do assédio sexual é o local. O contexto. Só que... Existem muitos casais que começaram a namorar no trabalho. Em uma situação que não era de convívio social. Pessoas que se conheceram em ambientes que não eram propícios para uma cantada. Quem, aqui, nunca ouviu a cantada "que horas você sai do trabalho?", por exemplo?

Bem, senão é o lugar, só pode ser como a frase é dita. Mas, mais uma vez, fico em dúvida. Porque o momento da descoberta do interesse e da investida são de alta tensão. Há a excitação. A vontade de conhecer algo totalmente novo. De descobrir o amor. O nervosismo. A vontade de fazer tudo correto, misturado ao turbilhão de emoções, instintos e hormônios. Realmente é complicado. Não é qualquer um que consegue se dominar e evitar de falar bobagens, sem querer!
Mas há quem fale do próprio contexto. Dizem que abordar qualquer um, a qualquer hora, de surpresa, seja assédio. Bem, não sei se é sempre bem assim. Já aconteceu comigo e insisto: existe o "amor a primeira vista". Você passa pela rua e vê uma pessoa maravilhosa. Fazendo algo que te chama muito a atenção. Vai fazer o que? Ficar calado e perder a chance de conhecer o amor da sua vida?

Volto à situação inicial. É uma linha muito tênue. Eu, enquanto homem, só sinto mais um temor. O temor de estar com a melhor das intenções e, por algum motivo qualquer, ser interpretado errado e acabar sendo acusado de assédio sexual.

Piora se você pensar que o homem pode nem ter feito nada! Sim, uma mulher pode se confundir ou, simplesmente, agir de má fé. É a palavra da vítima, contra a do acusado. E como o homem não tem um estatuto próprio, é complicado.

Se acaso não for o homem que ela quer que a aborde, já pode ser um assédio sexual.
Piora se ela acaba aceitando conversar, fala frases ambíguas e cede a famosa "ficada", para o pretendente - que ela nem está muito interessada. Ele, ali, achando que está conquistando uma mulher maravilhosa. Ela, ali, "pagando para ver" "onde é que isso tudo vai parar". Se o cara não tem uma empatia muito grande (o que é normal para homens), ele fica a um mísero passo de cometer até um estupro. Consentido ou não. Com violência ou não.

Aí, a "pobre menina que saiu de casa vestida como puta para caçar" fala em assédio sexual e/ou estupro.

Fico confuso demais. Elas próprias se auto-objetificam e, quando são tratadas de acordo com o que aparentam, ficam revoltadas. Existe um dito popular - que eu gosto muito - que diz "o hábito faz o monge". O modo como você se veste ajuda a determinar a primeira impressão que as outras pessoas terão, de você. "Tribos urbanas" são identificadas, assim. Pessoas com roupas coloridas e franjas nos olhos. Pessoas vestidas todas de preto, com coturnos e camisas de bandas. Pessoas com terno e gravata. Pessoas com decotes que mostram muito de seus seios, pernas e bundas...

Revoltam-se e vão às ruas, ostentando cartazes com  dizeres ridículos a respeito de como são "donas" de seus corpos. Bradam coisas como "Não sou só peito e bunda". Sim, se vestem para atrair homens e, quando atraem o errado, acham que a culpa é "deles".

Eu sei lá. Tenho medo disso. Na dúvida, não falo mais com mulheres que eu não conheço. Ainda mais se não houverem muitas testemunhas, por perto. Vai que eu pergunto as horas, por aí, e acabo na frente de um juiz?

Elas têm do direito de serem vadias? Muito bem! Nós, homens de bem, temos o direito de ficarmos totalmente afastados delas. Quem sabe nós, homens de bem, fazemos a "Marcha das Mulheres de Bem"?




12 comentários:

  1. As mulheres amam serem notadas, algumas são um pouco exageradas, algumas chamam a atenção pelo simples balançar do cabelo... Essa coisa toda de assédio sexual, isso vai da má fé da mulher mesmo, e claro do limite que o homem tem com ela né! Mais as mulherer vivem em uma eterna disputa de beleza, por que se não usarem um salto, não passar pelas dores de uma depilação, passar horas fazendo unha, cabelo, hidratação... Elas vão achar que não são boas o suficiente para os outros e para elas mesma! E mesmo as mulheres mais inteligêntes e mais estudadas acabam passando por esse tipo de ritual de beleza! A maudade não esta no decote de qum a usa, e sim nos olhos de quem vê! haha


    Um breve remember...
    Pessoas que se conheceram em ambientes que não eram propícios para uma cantada. Quem, aqui, nunca ouviu a cantada "que horas você sai do trabalho?", por exemplo? (Eu Ri)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - "Elas vão achar que não são boas o suficiente para os outros e para elas mesma!"
      Confesso a minha incapacidade de compreender isso. Como um "tratamento" (que eu chamaria de tortura, mesmo) de "beleza" e roupas desconfortáveis (que só realçam os atributos físicos) podem fazer alguém se achar "boa" para si própria?

      2 - "A maldade não esta no decote de qum a usa, e sim nos olhos de quem vê!"
      Essa "maldade nos olhos de quem vê" caracteriza um doente mental, não concorda? Homens normais sentem-se atraídos e lançam cantadas. Se não dá certo, paciência, parte-se para outra. É o limite que todo o homem decente tem, para com as mulheres, que você citou. Qualquer coisa fora dessa normalidade é doença. E não adiantam passeatas contra doentes.

      Excluir
  2. A dor de hoje é o asovio de amanhã! haha Esses dias vi um comentario no face que dizia mais ou menos assim: Que bonito mesmo era ver uma mulher acordando com sua camiseta, toda despentiada, descalça, com a cara ainda meio amassada do que uma mulher de saltão com um vestido super colado, decotão, cheia de maquiagem parecendo uma arvore de nala! Meu ponto de vista: Manda essa bunitinha de cara amassada e de camiseta pra balada pra ver o que acontece!


    Não concordo, vai também do ponto de vista de cada um... Um homem pode olhar para o decote e pensar: Que colo lindo essa mulher tem.(Raramente acontece) Ou então olhar e pensar: Meeeeeu quiiss peitos gostosos! hahaha Claro que a maioria das mulheres que usa um decote não é para que os outros apreciem apenas o colo né! Maaaaaass o que é bonito é pra mostrar, e a grande maioria das mulheres gostam de se sentirem "gostosas" e desejadas!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Já lhe ocorreu que toda esta pressão para sermos objetos sexuais tem raízes no machismo e é contra isso que deveríamos estar lutando e não para ver quem é mais gostosa que a outra?Quer dizer então que o nosso maior atributo é nos auto-objetificarmos? Não tem senso nos reduzirmos á bundas e peitos e depois querermos ser vistas como algo a mais,e todo este nosso comportamento tem consequências gravíssimas para todas nós,incluindo a exploração sexual.Está na hora de nós mulheres fazermos uma reflexão sobre nossa próprias atitudes.

      E para o autor: leia pesquisas sobre estupros e verá que não é coisa de "homens doentes".Um pai de família respeitável pode muito bem ser um pedófilo.E a vulgarização da mulher contribui e muito para este quadro.

      Excluir
    2. Ah! Entendi você Madressilva! Então se o sujeito tem uma família, paga as contas e tem uma vida social irretocável é porque ele não tem nenhuma patologia mental!

      Óbvio! Como eu não havia pensado nisso antes!!

      Desculpe-me, mas não cola. Esse tipo que você indicou talvez seja o pior sociopata que existe: o que faz, encobre e ainda prega falsos moralismos.

      Quanto ao machismo indicado, o problema do feminismo é justamente a hipocrisia: Quando as ideias machistas beneficiam às mulheres, elas são mais machistas do que os próprios homens. Ou você nunca teve uma amiga que se valia do sex appel para conseguir algo de algum homem?
      Ou, ainda, porque as feministas não fazem uma marcha para exigirem a mesma idade de aposentadoria e tempo de contribuição para o INSS que os homens? Ah! Aí é porque a mulher tem jornada dupla de trabalho e é explorada em casa! Engraçado, na minha casa não tem mulher nenhuma fazendo trabalho domésticos... Sou eu quem faço! Posso reivindicar menos tempo de contribuição, também?

      Acabe com a hipocrisia, crie leis que beneficiem qualquer um, independente de sexo, raça, religião, filosofia, etc... que, aí, começamos a conversar. Até lá, a Marcha das Vadias é só mais uma manifestação hipócrita.

      Excluir
    3. Mentalidade bem masculinista,hein meu caro?A mesma ladainha de sempre sem embasamento histórico nenhum;pelo visto o sujeito nem se dá o trabalho de verificar estudos sobre pedofilia e violência sexual para negar que homens de bem estupram e muito.O que não cola é seu machismo e negação da nossa situação crítica.
      E só porque na sua casa é diferente,magicamente apaga o fato de milhares de nós sermos exploradas? Então quer dizer que já que nunca fiu estuprada,o estupro não existe?E terleis que garanta nosso reconhecimento comos eres-humanos é ser privilegiado?Me dioga quais leis não beneficiam os homens.Só recentemente foram criadas leis que reconhecem a violência doméstica e sexual como crimes e isso é querer oprimir os homens?
      Meu caro,o hipócrita é vc que é incapaz de ter empatia pela forte discriminação que sofremos e ainda vem com este papo que queremos ter privilégios a mais,só poor exigirmos sermos consideradas humanas!

      Excluir
  4. Excelente texto, abordou vários pontos importantes. Mas .... mas .... sempre tem um mas ne? Vou te contar como começou essa marcha

    A Marcha das Vadias começou no Canadá, lá, uma mulher foi estuprada e quando chegou para o policial para fazer a denuncia ele disse que se ela não queria ser estuprada não devia se vestir como uma vadia.

    Canadá/Brasil, o conceito de Vadia é um pouco diferente, ela vestia algo que aqui seria normal, mas mesmo que ela estivesse sem roupa, nada daria o direito do cara te-la estuprado.

    Então, as mulheres do Canadá saíram à rua, querendo seus direitos, justiça .. algo valido ne? Mais que valido, algo que realmente merece apoio. Algo que eu como homem sairia na rua junto apoiando, aqui modificam um pouco o sentido ... mas ainda assim, foi algo importante.

    Mesmo que as mulheres que foram à rua não sabiam no fato acontecido no Canadá (duvido que a maioria saiba disso mesmo), elas estão certas em buscar o apoio, justiça, segurança ... concordo que a linha entre ser vulgar e sexy é ténue, mas volto a repetir: Mesmo sem roupa, mesmo vadia, mesmo sei lá o que, nada da o direito do homem estuprar a mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado, Guilherme.
      Conheço, sim a origem da marcha das vadias. Do policial que sugeriu que o modo de vestir das mulheres iria evitar os estupros, etc... Tenho amigos que moram no Canadá e a conversa foi extensa.
      Aliás, creio que deixei claro a minha opinião básica: estupradores são doentes. Algum tipo de mal esses "homens" devem ter, para acharem coerente atacar sexualmente uma mulher, a força.
      Porém, não sei se você concorda comigo, os modelitos de muitas meninas estão, sim, ousados demais. E a origem da maioria da "montagem" feminina para sair de casa tem o intuito de provocar o sexo oposto.
      Citei os saltos, mas posso citar, também, o batom: servia, inicialmente, para deixar os lábios mais vermelhos - sinal natural que a mulher está pronta para ter filhos...
      Pós que elas usam na face, para ficar com o rosto avermelhado? Só imitação do rubor, natural.
      Até a mania de levantar e unir os seios, criando uma forma parecida com o topo dos glúteos... Tudo isso foi criado, sim, para atrair os homens!

      Mesmo que inconscientemente, elas têm que saber que provocam. Chamam a atenção. Isso somado a alguns trogloditas que andam por aí, é praticamente um pedido por um ataque.

      E, como citei, marchas não bastam para convencer doentes. E os que não são doentes normalmente respeitam as mulheres.
      Então... Continuo não vendo muito sentido nessa manifestação toda.

      Excluir
    2. Ah! Esqueci:

      Não bastasse não ter sentido, a maior parte dos direitos que elas solicitam são MUITO subjetivos. Quase todos dependem do julgamento da mulher sobre uma cantada de um homem. Coisa que, convenhamos, acontece todos os dias.

      Excluir
  5. EU concordo com varias partes do texto, sobre as roupas, sobre os homens bons acabarem sofrendo pelo homens não tao bons, concordo que a marcha não é a melhor forma de buscar os direito e que eles são subjetivos por exemplo

    Mas eu apoio totalmente a marcha, primeiro pq muitas mulheres que são abusadas tem medo e precisam desse apoio em massa para denunciar ...n~ao deviam, mas infelizmente 'e assim.

    E segundo e mais importante, sempre serei a favor de quem sai na rua buscando seus direitos por mais subjetivos que sejam. Se calar é o primeiro passo para se acomodar e achar as coisas normais, e depois que se acha algo normal é muito dificil mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse um marcha a favor de todas nós,seria contra nossa vulgarização,e não em prol do reforço desta.Não vai ser uma marcha nos chamando de vadia,que é mulher objeto criada pela cultura machista,que vai ajudar mulheres violentadas.Precisamos é de marchas sérias,de cunho político,como os professores em greves estão fazendo em Brasília,não esta coisa vulgar e piegas que mais parece bloco de carnaval!Não é atoa que aluta feminista por aqui caiu na piada.

      Excluir